Notícias


Resumo do Programa Pertencer em 2018 na Sicredi Univales MT/RO

   31/01/2019
Fonte: Assessor de Desenvolvimento do Cooperativsmo - Fabio Souza   

O Programa Pertencer tem o objetivo de trazer mais transparência para o nosso negócio e estimular a participação nas assembleias e nos processos decisórios. Por meio dele, engajamos os associados, estabelecemos as regras de participação e orientamos o modelo de gestão participativa.
Em 2018 a Sicredi Univales MT/RO realizou 37 Assembleias de Núcleo nos municípios e localidades de atuação, um momento importante para os associados expressarem suas opiniões e ideias, momento de transparência e de entender como a Cooperativa chegou até aquele momento e para onde pretende ir.

Com o tema norteador “Juntos, vamos construir o nosso futuro” a Diretoria da Cooperativa percorreu suas 22 agências realizando várias assembleias na cidade e na zona rural mobilizando assim mais de 4,5 mil associados, além de realizar a Assembleia Geral Ordinária onde foi momento de os Coordenadores de Núcleos representarem as decisões tomadas pelos associados.
O Conselho de Administração da Sicredi Univales MT/RO sempre atento e buscando melhorias para os associados que participam das assembleias, tornando-se mais atrativas e efetivas, realizou várias pesquisas junto ao Grupo de Coordenadores de Núcleo da Cooperativa, os quais indicaram várias melhorias e estas foram colocadas em prática no período assemblear de 2018, onde destacamos a pontualidade no início dos eventos no horário fixado e a duração das assembleias, que não passavam de 50 minutos.

Nas assembleias, os associados tomam conhecimento do planejamento e das metas para o próximo exercício, podendo opinar sobre o futuro da cooperativa.
Na Sicredi Univales MT/RO, Atualmente a Cooperativa possui 114 Coordenadores de Núcleos que representam os 53 núcleos constituídos de associados, e anualmente recebem uma Formação Continuada, onde são trabalhados temas de Cooperativismo e temas ligados ao desempenho do papel do coordenador.


Em 2018 as rodadas de formação continuaram a ser regionalizadas, divididas assim em três turmas - Juína, Juruena e Cacoal - onde os coordenadores destas regiões se reuniram para iniciar os estudos do Programa de Formação de Líderes Sustentáveis do Sicredi, começando pelo primeiro módulo “Ética e Transparência”. Este Programa foi desenvolvido pela Consultoria Ideia Sustentável, onde seu diretor Ricardo Voltolini construiu os módulos de aprendizagem com base em seu livro Conversa com Líderes Sustentáveis (Senac, 2011).