Notícias


Programa Crescer realiza formação para mais de 1.400 pessoas, entre associados e não associados em 2018.

   31/01/2019
Fonte: Assessor de Desenvolvimento do Cooperativsmo   

Com o Programa Crescer, nosso programa de educação com foco em cooperativismo e cooperativismo de crédito, os associados e futuros associados têm uma maior compreensão sobre as sociedades cooperativas, seu funcionamento, benefícios e diferenciais em relação a outras instituições financeiras. Com essa formação, eles também passam a compreender seu papel de donos do negócio e a importância de participar da governança da cooperativa, podendo despertar o interesse em assumir uma função de liderança.

 

Em 2018, na Sicredi Univales MT/RO, passaram pelos encontros formativos do Programa Crescer mais de 1.400 pessoas, entre associados e não-associados. Os encontros formativos acontecem com grupos segmentados, ou seja, as equipes das Agências mobilizam as pessoas a partir do segmento que pertencem, seja ele Pessoas Físicas, Produtores Rurais, Empresários, Mulheres e Jovens e convidam a partir da fase de relacionamento que se encontram junto à cooperativa e assim as reuniões são organizadas com vários objetivos, desde a Atração de novos cooperados, Fidelização dos associados ativos até a Reconquista de associados inativos ou com baixa movimentação. Esta estratégia de Educação Cooperativa empoderou as equipes a realizar uma maior quantidade de reuniões – no total 88 eventos em 2018 - de maneira mais simples a partir da metodologia de reunião colaborativa, como um debate, um bate papo informal, garantindo assim maior envolvimento dos participantes durante os encontros.

Na Univales, em 2018, o Programa Crescer começou a ser desenvolvido junto à grupos organizados, ou seja, os colaboradores do Sicredi passaram a realizar estas pequenas reuniões no ambiente onde as pessoas estão, gerando mais proximidade e com isso maior participação e desta forma aconteceram várias reuniões em Clubes de Terceira Idade,

Comunidades, Associações Rurais, Empresas e Instituições Públicas como Escolas Municipais e Estaduais, Corpo de Bombeiros e até Postos de Saúde (durante o mês Outubro Rosa).

Estes encontros com os associados foram marcados por um momento informal de bate papo, falando das experiências de cada um, fazendo uma relação entre suas necessidades financeiras e o papel do Sicredi na vida destas pessoas. Nas reuniões com o Segmento Mulheres por exemplo, os colaboradores do Sicredi discutiram temas como o empreendedorismo feminino nos negócios e os desafios da mulher moderna, que além de ser mãe, responsável pela família e pela casa, agora já ocupa muitas funções de gestão de pessoas e de empresas, trazendo à tona o debate sobre os obstáculos ao percorrer estes caminhos e as oportunidades.

Para chegar mais próximo das pessoas, o Programa Crescer, como meio de desenvolvimento da Educação Cooperativa, chegou também à espaços públicos, levando mais comodidade às pessoas que não precisaram se deslocar para participar de um encontro com a Cooperativa. Graças às inúmeras parcerias firmadas com Entes Públicos, os colaboradores também foram até Postos de Saúde e outros locais para falar de Cooperativismo, suas vantagens e a disponibilidade do Sicredi na comunidade. Sempre bem recebidos, os participantes destes encontros tiravam dúvidas sobre o que é a Cooperativa e ainda sobre produtos e serviços.

Neste mesmo sentido, foram percorridos vários quilômetros em estradas rurais para se chegar até os pequenos produtores e levar informações da Cooperativa. Mais uma vez a colaboração das pessoas fez a diferença, e assim de barracão em barracão de comunidade, os colaboradores do Sicredi reuniram várias famílias para discutir sobre os valores e princípios do cooperativismo e para falar das oportunidades do Sicredi naquela região.

 

Percebemos que as pessoas compareciam em família nestas reuniões, levando até mesmo seus filhos para os encontros, o que despertou na Cooperativa a necessidade de termos um espaço para entreter as crianças com temas voltados à cooperação criando assim um ambiente familiar e em condições de todos participarem.

 

Outra importante missão do Programa Crescer é contribuir para a expansão da Cooperativa. O formato de pequenas reuniões também foi utilizado pelas equipes como forma de apresentar o Sicredi às pessoas que necessitam de atendimento e buscam por opções mais justas na contratação de crédito ou para investimento. Desta forma, foram realizadas inúmeras reuniões com servidores públicos das redes municipal e estadual, falando da atuação da Cooperativa no município, a estrutura do Sistema Sicredi e as opções em Crédito Consignado e Poupança.