Nova Monte Verde - MT

História: Com a abertura da “nova fronteira agrícola brasileira” a região despertou interesse dos colonizadores, principalmente pela fertilidade do solo e pela proximidade com Alta Floresta. A origem do nome se deu pelo fato da sede do núcleo de povoação ser localizado em local elevado, sendo chamado de Monte Verde. Em pouco tempo centenas de famílias foram chegando e compondo o patrimônio Monte Verde, com a agricultura de subsistência.

Os pioneiros escolheram o dia 19 de agosto como data de fundação do lugar, pois foi neste dia que chegaram as primeiras famílias de colonos à localidade.
A Lei nº 5.915, de 20 de dezembro de 1991, criou o município de Nova Monte Verde.

 

População: 8.074 habitantes.

Limites: Nova Bandeirantes, Apiacás, Paranaíta, Alta Floresta e Juara.

Distância de Cuiabá: 919 km.

Economia: Agricultura, pecuária e o extrativismo vegetal.

 

Na época só existia o Banco do Brasil. Era uma agência pequena, cheia de problemas devido ao excesso de movimento e que gerava descontentamento dos clientes.

Na expectativa de reverter a situação, Gislaine Mantelli, presidente do CDL e a Câmara Municipal, procuraram a diretoria do Sicredi, que marcou uma reunião para falar sobre a cooperativa e o cooperativismo.

O Sicredi se dispôs a se instalar, condicionando a abertura da unidade a formação de 300 contas.

 Existia na cidade uma unidade da Credialta, que ia de mal a pior.,Pensaram  até na possibilidade do Sicredi assumir a cooperativa, mas não era tão simples assim. Por este motivo e pelo histórico frustrante de cooperativa em Mato Grosso, foi um pouco complicado sensibilizar a população, muitos até falavam que só adeririam depois que estivesse tudo funcionando, tanto era o descrédito com cooperativa. Conseguiram então 70 ou 80 contas, nada mais do que isto. 

Os poucos que acreditavam, acreditavam para valer. Então sugeriram a diretoria que confiassem, que instalassem a unidade com o número de associados que foi conseguido, pois com certeza depois muita gente viria atrás.

A diretoria se deslocou novamente até Nova Monte Verde e uma nova reunião foi feita, dessa vez aberta ao público. Resolveu-se então abrir a unidade, o que aconteceu em pouco tempo, com o envolvimento das lideranças locais.

A cidade estava em fase de crescimento e a cooperativa somou forças neste momento, ampliando as possibilidades de crescimento do comércio através das várias linhas de financiamento e de serviços, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

 

“O pessoal do atendimento é muito solícito, sempre pronto a ajudar. Você vai lá com um problema e sai com a solução, se não hoje, amanhã alguém liga dando uma satisfação, solução”. – Gislaine Mantelli